Micropigmentação em pessoas com vitiligo: Pode?

Os clientes que possuem vitiligo e desejam fazer a micropigmentação precisam de autorização médica. É necessário saber se o mesmo está ativo ou estacionado, por exemplo: Se sua cliente estiver com o vitiligo ativo em alguma parte do corpo e fazendo a Micropigmentação de Sobrancelha, pode-se manifestar na região onde foi agredida. Se você ainda não possui esse campo na sua ficha de Anamnese, o ideal é que seja acrescentado. Tiramos esse texto do site da Sociedade brasileira de Dermatologia. Aprenda um pouco mais sobre o assunto:

vitiligo_diagram1

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, manchas brancas na pele com uma distribuição característica. O tamanho das manchas é variável.

O Dermógrafo aceita qualquer tipo de agulha?
O que você, micropigmentador, deve aprender com a tatuagem?
Design é o principal fator em uma Micropigmentação de Sobrancelhas!

O vitiligo possui diversas opções terapêuticas, que variam conforme o quadro clínico de cada paciente. O dermatologista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e tratamento da doença.

Importante: o vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos à saúde física. No entanto, as lesões provocadas pela doença não raro impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Nesses casos, o acompanhamento psicológico pode ser recomendado.

SINTOMAS
A maioria dos pacientes de vitiligo não manifesta qualquer sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. Entretanto, em alguns casos, os pacientes relatam sentir sensibilidade e dor na área afetada.

A maior preocupação dos dermatologistas são os sintomas emocionais que os pacientes podem desenvolver em decorrência da doença. Por isso, em alguns casos, recomenda-se o acompanhamento psicológico, que pode ter efeitos bastante positivos nos resultados do tratamento.

Quando o vitiligo é detectado, o dermatologista pode classificá-lo por dois tipos:

Segmentar ou Unilateral

Manifesta-se apenas uma parte do corpo, normalmente quando o paciente ainda é jovem. Pelos e cabelos também podem perder a coloração.

Não segmentar ou Bilateral

É o tipo mais comum; manifesta-se nos dois lados do corpo, por exemplo, duas mãos, dois pés, dois joelhos. Em geral, as manchas surgem inicialmente em extremidades como mãos, pés, nariz, boca. Há ciclos de perda de cor e épocas em que a doença se desenvolve, e depois há períodos de estagnação. Estes ciclos ocorrem durante toda a vida; a duração dos ciclos e as áreas despigmentadas tendem a se tornar maiores com o tempo.

Fonte: http://www.sbd.org.br/doencas/vitiligo/

 

 

10 Respostas

  1. Tenho muita vontade de fazer micropigmentacao mais tenho vitiligor ele já está bastante evoluído. Mais tenho medo de danos maiores.

    1. Olá Simone,

      Pode ser realizado sim. Desde que o mesmo esteja estacionado. Procure um profissional que faz esse procedimento. Ele vai pedir para a Sra uma autorização médica. Se não conhecer nenhum profissional, nos envie uma mensagem pelo contato@ewcosmeticos.com.br que iremos redirecionar para profissionais que conhecemos.

  2. Gostaria de saber mais sobre a pigmentação.

    1. Olá Mara,

      Não fazemos procedimentos, Somente vendemos produtos para os profissionais.

  3. Gostaria de saber mais sobre a pigmentação. Preço e local.

    1. Olá Mara,

      Não fazemos procedimentos, somente vendemos material para profissionais.

  4. GOSTARIA DE SABER SE O CREME/POMADA, : TARFIC E CLOB X EMULSÃO, TRATAM MESMO O VITILIGO? E POR QUANTO TEMPO?
    GRATO…AGUARDO RETORNO.

    1. Olá, tudo bem? Não possuímos conhecimento sobre este produto… 🙁

  5. Gostaria de saber se posso fazer sobrancelha definitiva, pois tive vitiligo e hoje meu corpo está todo igual.estagnou. trnho o vitiligo nos pés.

    obrigada

    1. Olá, Maria! Caso o vitiligo esteja estacionado, você precisa de uma autorização médica para levar para o profissional e verificar com o médico se realmente está estacionado. Dependendo do diagnóstico, o profissional irá realizar o procedimento, mas ele precisa dessa certeza para fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *