Vários Profissionais de Micropigmentação têm muitas dúvidas sobre pigmentos orgânicos e inorgânicos. Mas afinal, o que isso interfere no meu trabalho? Qual o melhor ou pior? Enfim, descubra um pouco sobre essa questão nesse post.

Quando falamos de pigmentos, não é restrito apenas à Micropigmentação. Onde existem cores, existem pigmentos.É uma indústria de larga escala que vai desde cerâmica, plásticos até tinta de parede. Trazendo esse tema para a micropigmentação, vamos falar sobre as diferenças entre ambos e se existe realmente qualidade inferior e superior. Até 2012 existiam poucas opções de produtos no mercado e ainda a Anvisa não tinha uma fiscalização clara para a Tatuagem e a Micropigmentação. Não existiam produtos regularizados e os estudos ainda estavam a passos lentos sobre o assunto.

Inorgânicos são derivados de metais como ferro, cobre, crômio, chumbo, cádmio entre outros. A indústria de pigmentos em geral tem investido nos orgânicos devido ao alto custo de produção dos inorgânicos cada vez mais escassos. É uma tendência mundial a mudança para os Pigmentos orgânicos. A diferença na pele está justamente na cor. Os pigmentos inorgânicos resultam em tons mais opacos, sem brilho. Enquanto os orgânicos possuem um brilho maior.

Design é o principal fator em uma Micropigmentação de Sobrancelhas!
Micropigmentador, você sabia que o sangue é um pigmento orgânico?
Micropigmentação: O peso da mão

Já o pigmento orgânico é derivado de vários produtos naturais como madeira, papel, lã, plantas, carbono entre outros. De alguma forma, esse derivado teve ou tem vida. O pigmento orgânico é o mais usado nas indústrias de tatuagem, cosméticos e farmacêutica, que estão ligadas diretamente à Micropigmentação. Do ponto de vista de alergia, o pigmento inorgânico possui mais risco de alergia devido aos dióxidos de metais quando são inseridos na pele. Por isso, vamos dividir as características de cada um.

Inorgânico – Derivados de metais como ferro, cobre, crômio, chumbo, cádmio, entre outros.

Orgânico  – Derivados de vários produtos naturais como madeira, papel, lã, plantas, carbono, entre outros.

Mas qual o melhor? Trazendo para a prática da Micropigmentação, o ideal é que o profissional tenha ambos em suas linhas de trabalho. Existem peles que vão ter uma maior absorção de um ou de outro. As cores para lábios independente da marca, serão orgânicas devido às tonalidades vermelhas e laranjas, derivados encontrados somente na química orgânica.

Exemplos de Pigmentos Inorgânicos: Biotouch, Meicha, Velvet, Acqua, Kolorsource, Visage, Mag Color (Possui orgânico e inorgânico)

Exemplo de Pigmentos orgânicos: Electric Ink, Amiea, Iron Works, Star Brite, Biotek.

 

 

InoOrg