O que é necessário para ter um estúdio de Micropigmentação regularizado?

O que é necessário para ter um estúdio de Micropigmentação regularizado?

Muitos profissionais se assustam quando escutam a palavra Anvisa ou vigilância sanitária.Todo mundo se preocupa com a famosa burocracia, demora e gastos. Poucos correm atrás devido a vários boatos que existem no mercado e na maioria das vezes fica no “achismo”, mas será que realmente é tão difícil assim regularizar uma sala para atendimento, espaço ou estúdio?

Vamos dividir em alguns passos para ficar mais fácil de entender todo processo:

Passo 1 – Para pessoas que possuem uma grande agenda de clientes, normalmente deverá alugar um espaço como sala comercial, casa e etc. Se o profissional tem interesse na regularização do prédio do seu local de trabalho é necessário consultar a documentação do local junto à Prefeitura e de preferência antes de assinar o contrato. Por que? Para a solicitação do alvará ou licença de funcionamento, se o prédio não estiver regularizado, não será aprovado junto à sua Prefeitura e, resumindo, não serve para seu espaço.

Problemas corriqueiros: Proprietário construiu e não comunicou a Prefeitura, Documento do imóvel está atrasado e não atualizado.

Passo 2 – Em casos de casas comerciais, será necessário um laudo do Corpo de Bombeiros. Em caso de salas, verifique se o prédio já possui, Se sim, não será necessário. Limpeza de caixa d’água e dedetização. Obs: A empresa que faz a dedetização deve ter certificação da vigilância sanitária.

Passo 3 – Local em conformidade com as regras da vigilância sanitária. Esse passo sem dúvida é o mais difícil, mas nada fora do normal. O piso deverá ser de preferência cor clara, paredes pintadas com tintas laváveis, pia para lavar as mãos do profissional e sabão e papel toalha. Lixos separados com identificação do contaminável e não contaminável, cestos de lixos de metal e com tampas fechadas, caixa Descarpack ou qualquer marca para descartar as agulhas, produtos descartáveis como touca, máscara, avental, luvas e outros. Maca e carrinho auxiliar.

Obs – O autoclave só é necessário se o profissional utiliza materiais que são esterilizados e reutilizados.

Passo 4 – Após preparar o local, o profissional deve procurar a vigilância sanitária de sua cidade e dar entrada com as documentações, que muda de acordo com a região. É indicado ir até a vigilância antes de iniciar esse processo porque custa muito caro, certifique-se das regras da sua região antes de uma eventual obra ou reforma.

Mas por que é importante ter meu espaço regularizado?

Estar trabalhando corretamente e ser um diferencial perante a concorrência. Você se protege a eventuais multas por trabalhar sem regulamentação, se protege perante a lei se caso algum cliente problemático quiser te processar por algum problema ocorrido e ainda possui um estabelecimento legal e registrado na Prefeitura.

 anvisa1

 

 

 

 

17 Respostas

  1. Gostaria q enviassem a tabela de cores.
    Agradeço

  2. Olá ! É obrigatorio pia dentro do estabelecimento ? Posso optar por usar apenas alcool em gel ? Caixa de gordura também é obrigatorio ?

    1. Olá Andressa, tudo bem? Na sala de atendimento é obrigatório, sim! Faz parte do processo de higienização e biossegurança. A caixa de gordura seria a Descarpack? Se sim, é necessário a instalação no espaço.

  3. Tenho uma sala comercial de 32 m q contém 1 banheiros… Só há pia no banheiro é obrigatorio uma pia no espaço do procedimento?

    1. É necessário sim ter uma pia no espaço do procedimento, porque procedimentos como micropigmentação, tatuagem e até de dentistas são evasivos. A pia no local do procedimento é importante para o profissional lavar as mãos antes de fazer o procedimento e após tirar as luvas. Além da pia, o ideal é que tenha também no mesmo espaço um álcool para passar nas mãos antes e depois dos procedimentos. Devido à abertura da pele durante o procedimento, contato com sangue e tudo mais, a pia é obrigatória segundo a RDC, que é uma resolução da ANVISA que regulamenta os procedimentos de micropigmentação e tatuagem.

  4. Quais os requisitos para montar uma sala de atendimento.
    É necessário ter o chão com piso branco?

    1. Olá Nayara, tudo bem? Piso branco e lavável e parede com tinta lavável. O que não pode ser é piso de taco de madeira porque acumula bactérias. Os parâmetros são bem parecidos com o de Hospital no que se refere a este tipo de situação.

  5. Qual o modelo de pia é necessario
    Pia comum ou uma ppia especifica?

  6. Posso substituir a autoclave pela estufa desde que faça o uso correto ?

    1. Olá, Larissa. Tudo bem? É indicado utilizar a estufa para substituir a autoclave apenas com produtos que não tiveram contato com sangue. Se o equipamento utilizado teve contato com sangue, é indicado utilizar a autoclave mesmo. 🙂

  7. O piso de vinil pode ser utilizado para cobrir o piso frio?

    1. Olá, tudo bem? Não sabemos esta informação 🙁

  8. Boa noite tudo bem, essa regulamentação da vigilância sanitária é muito cara? Tem esse valor ? E sobre a pia o espaço que pretendo trabalhar tem 25 metros quadrados e o banheiro fica do lado da área que estarei trabalhando, com a pia na entrada do banheiro , e o vaso sanitário mais para trás, mesmo assim tem que ter uma pia fora do banheiro? Outra coisa sobre essa cx de gordura dentro do espaço, a descarparpak você fala é a cx de descarte das agulhas e lâminas? Outro detalhe sobre a autoclave , pinças e tesouras pra sobrancelhas são necessárias serem esterelizadas em autoclave? o alvará fica muito caro também, eu estou pensando em montar um studio e já estou vendo que são tantos detalhes…muitas dúvidas…

    1. Olá, Jaqueline! Tudo bem? O ideal é você entrar em contato direto com a Anvisa para saber esse valor e tudo mais. Você deve ter uma pia fora do banheiro, próxima ao local de trabalho, por se tratar de ambientes distintos. A descarpack é sim a caixa para descartar agulhas e lâminas. É fundamental também esterilizar as pinças e tesouras na autoclave. Qualquer dúvida estamos à disposição.

  9. Olá!
    Vi que a autoclave tem que ficar em local separado do local de atendimento, pois tem o risco de explosão.
    Posso deixar a autoclave em um endereço diferente do que vou realizar o precedimento?
    Exemplo: deixaria a autoclave em casa e levaria os materiais já esterilizado nas embalagens lacradas.
    Pode ser assim?

    1. Olá Adriane, tudo bem? Desconhecemos essa informação sobre explosão, mas você pode deixar a autoclave em casa e levar os materiais ao espaço de trabalho já esterilizados. No entanto, você pode também colocar a autoclave no seu próprio espaço de trabalho, desde que faça a embalagem e todo processo de forma correta. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *