Máquina Rotativa ou Dermógrafo: Qual usar?

Máquina Rotativa ou Dermógrafo: Qual usar?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitos micropigmentadores têm aposentado os dermógrafos  para utilizar as máquinas rotativas de tatuagem, pois os modelos de máquinas são bem similares do ponto de vista de ergonomia. As máquinas rotativas denominadas de PEN, em forma de caneta, têm vários adeptos, desde tatuadores até micropigmentadores. Mas qual a principal diferença entre os dois?

As canetas rotativas além de mais pesadas, são mais potentes e devem ser usadas com mais critério e cuidado, principalmente em procedimentos em regiões mais sensíveis como as do rosto. Como a sua potência é maior, os danos na pele também são, mas tudo isso pode ser minimizado com o controle da mão do profissional. Diversos micropigmentadores usam e fazem belos trabalhos, desde sobrancelhas fio a fio, lábios, olhos e procedimentos paramédicos. Os motores das rotativas são mais potentes e normalmente chegam até 9000 RPM ( Rotação Por minuto). Já os dermógrafos chegam em torno de 5000 a 7000 RPM. Este último, nos casos de dermógrafos muito potentes.

A caneta dermógrafo é mais leve e menos potente. Por isso, é indicado para trabalhos mais delicados onde a agressão deve ser menor na pele, principalmente em procedimentos de olhos, por exemplo. Outro fator importante é a espessura de agulhas. Para maquiagem permanente, normalmente são utilizadas as mais finas, desde 0,18 a 0,30 cada agulha. Já as máquinas rotativas contam com agulhas a partir de 0,25.

Devido a os fatores de potência e peso da caneta, indicamos que as rotativas sejam usadas por profissionais mais experientes ou que migraram da tatuagem para a Micropigmentação. Por se tratar de uma agressividade maior da rotativa à pele, os riscos de erro também aumentam, mas está claro que pode-se ter excelentes resultados com os dois equipamentos desde que o profissional esteja apto a executar o procedimentos com ambos. Veja as imagens de uma máquina rotativa e um Dermógrafo e também alguns profissionais que usam máquinas de tatuagem em seus trabalhos.

Angelina Yano – Micropigmentadora e Tatuadora e Diego Angi – Micropigmentador e ex Tatuador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *