Fotografia para profissionais da beleza

Fotografia para profissionais da beleza

A fotografia é fundamental para qualquer profissional da beleza que deseja ser referência no que faz.

As postagens regulares e as imagens limpas e diretas são necessárias para construir uma visão positiva perante o público.

A cliente ou aluna que ver o seu Instagram, por exemplo, deve identificar facilmente seus trabalhos e gostar do que você faz. As postagens devem ser agradáveis aos olhos e passar uma mensagem.

As imagens utilizadas devem variar entre procedimentos, mensagens positivas, depoimentos de clientes, seu espaço de atendimento, entre outros. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fotografar. Fatores como a luz, o enquadramento, assunto, foco e edição impactam diretamente no seu resultado.

Entenda:

Luz – Imagem é luz, nunca se esqueça! Você deve posicionar a cliente ou o que você quiser fotografar de forma que a luz seja percebida e a imagem fique nítida no visor da câmera ou do celular. Um bom truque é apontar o celular ou câmera para diversas direções e clicar na tela aos poucos para a lente captar as diferenças de luz e identificar qual é a melhor para você.

Enquadramento – O enquadramento de uma foto é algo que o profissional adquire com o treino. Ele é importante para você evitar mostrar coisas que talvez queira esconder, como, por exemplo, uma bagunça no seu carrinho auxiliar, uma parede com uma cor muito forte ou qualquer coisa do tipo. Ele define os limites, posições e angulações que você vai ter para fotografar o seu assunto.

Assunto – O assunto é aquilo que você quer mostrar na foto. Seja uma pessoa, uma sobrancelha, um equipamento ou um objeto. Você deve posicionar o assunto dentro do enquadramento de forma que ele seja o destaque. Você pode focar o assunto e desfocar o fundo, por exemplo. Cada decisão que você toma na fotografia, quer dizer alguma coisa. Se você posiciona uma pessoa no topo da foto e outra mais para baixo ou para o lado, pode ser que você queira passar uma mensagem.

Foco – O foco é uma parte relevante por conta da nitidez. O assunto que você fotografar deve ser visto por completo, a não ser que você deixe ele parcialmente desfocado de forma proposital. Para deixar um objeto focado, você pode clicar na tela do celular, por exemplo, enquanto ele está apontado para o seu assunto.

Edição – A edição é simples. Como na micropigmentação, menos é sempre mais. Via de regra, para postar uma imagem de procedimento, você vai tirar a foto e editar pontos como o brilho, contraste e só. Pare por aí se não souber utilizar as ferramentas de forma adequada. Você pode, para adquirir experiência e decorar certos padrões, editar diversas fotos testando níveis diferentes de brilho, contraste, realce, saturação e nitidez para ver quais se adequam mais à luz do seu espaço. Não poste os treinos de edição, mas guarde para ver a evolução.

Alguns Photoshops como o Adobe, Lightroom e Snapseed podem te ajudar nestas tarefas. Eles conseguem, inclusive, tirar algumas rugas, espinhas e pintas que podem incomodar a cliente.

 

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