Alergia à micropigmentação

Alergia à micropigmentação

A descoberta da alergia à micropigmentação – ou aos produtos utilizados para o procedimento como luvas com pó e cremes – é um fator que influencia diretamente na execução e resultado do trabalho de um profissional. A composição dos pigmentos – orgânicos ou inorgânicos – pode conter substâncias nocivas à sua pele, fator que já impede logo de início a realização do processo.

Os sintomas após a manifestação da alergia variam desde a coceira até a vermelhidão. No entanto, o teste de alergia pode alertar sobre os riscos e até ‘cancelar’ a execução da micropigmentação.

O cuidado com a pele alheia e a ética estipulam que o micropigmentador chame o cliente para fazer um teste um dia antes de realizar o procedimento. Após o preenchimento da ficha de Anamnese – que nada mais é do que um papel com diversas perguntas sobre suas condições de saúde -, o profissional tem em mãos todas as condições de saúde da cliente. A partir disso, será feito um teste de alergia. É imprescindível que o teste seja feito, para a segurança tanto da cliente quanto do profissional.

O teste de alergia consiste em utilizar o instrumento de trabalho – Dermógrafo ou Tebori – para fazer um ‘ponto’ atrás da orelha da cliente com o pigmento que será utilizado na micropigmentação. Em alguns casos, a vermelhidão e coceira aparecem nos primeiros 15 minutos, manifestando o resultado negativo. O cliente precisa conversar com o profissional a respeito de suas condições de saúde e, se necessário, levar autorização médica para a realização do procedimento. Além disso, é obrigatório que o profissional utilize produtos registrados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável por normas e regras estipuladas para estúdios de micropigmentação que desejam estar de acordo dentro da lei. É necessário lembrar que a utilização de produtos de origem “duvidosa” podem prejudicar ambas as partes envolvidas no procedimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *